Entre Elas – Educação e Culturas


Coordenação: Isabelle Sanches Pereira

Descrição: Desenvolvimento e difusão de pesquisas sobre Educação e Culturas, tendo em vista sensibilizar, influenciar institucionalmente revisões curriculares, criar novas políticas de citação voltadas para a diversidade de matrizes culturais existentes nas sociedades.

Linha de pesquisa:

  1. Autorias, Currículo, Identidades, Corporeidades:                   
  2. Currículo, Subjetividades e Territórios   
  3. Mulheres, Movimentos populares e saberes no e do Campo

Ano de início: 2021

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6875600250713262


FORMACI – Formação, Currículo e Intersubjetividades


Coordenação: Rita de Cássia Santana de Oliveira e Elivânia Reis de Andrade Alves

Descrição: A pesquisa matricial intitulada Formação docente e práticas pedagógicas: ludicidade para quê? é resultante de subprojetos das pesquisadoras no âmbito de suas atuações profissionais na Educação Básica e no Ensino Superior, sob a coordenação de nove mulheres, nos municípios de Salvador e Serrinha, no estado da Bahia. Para realização dessas pesquisas, são estabelecidas parcerias externas à Universidade com outras insitituições de ensino superior, escolas municipais e com o Centro de Assistência a Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (CAPENE). Além disso, estabelece parcerias internas, a exemplo da parceria com o Grupo de Estudos em Tecnologias, Educação e Libras (GETEL) e congrega suas ações em torno dos estudos da Brinquedoteca Universitária Criação, vinculada ao Departamento de Educação/ Campus XI – Serrinha. Assim, espera-se que a presente pesquisa contribua para produção de um E-book e a realização de oficinas e intervenções de fomento à cultura lúdica

Linha de pesquisa:

  1. Formação e Ludicidade
  2. Intersubjetividades: políticas e narrativas
  3. Tecnologias Educacionais, Tecnologias Assistivas e Educação Especial/Inclusiva

Ano de início: 2020

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3920420081576731


NPEEJA – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos


Coordenação: Glauce Maciel Barbosa Pereira e Valdemiro Lopes Marinho

Descrição: A implantação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (NPEEJA) no Campus XI, tem por finalidade coordenar, incentivar e contribuir para a realização de ações desenvolvidas pela UNEB, visando fazer parceria e assumir compromisso com a sociedade e os movimentos sociais locais através do ensino, pesquisa e extensão. Enfim, transcender aos muros do Campus XI e divulgar a importância da Universidade como parceira da Sociedade Civil.Esse grupo visa, ainda desenvolver ações de Ensino Pesquisa e Extensão que possibilitem no campo da educação de jovens e adultos uma formação integrada que atenda as demandas sociais, percebendo a relevância do processo da leitura e escrita na construção de sujeitos autônomos situados no seu tempo e espaço E ainda promover atividades sobre aspectos contemporâneos no âmbito da leitura, linguagem, formação do leitor no espaço escolar e formação do leitor na EJA.

Linha de pesquisa:

  1. A coordenação Pedagógica da Educação de Jovens, Adultos e Idosos          
  2. Educação de Jovens e Adultos, processos e práticas psicoeducativas          
  3. Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Contexto do Ensino Superior    
  4. Educação e Meio Ambiente e Suas Nuances na Educação de Jovens e Adultos     
  5. Formação de cidadania na EJA       
  6. Formação docente voltada às práticas de ensino e aprendizagem na EJA

Ano de início: 2020

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6379933625084638

GASP – Grupo Ambiente, Sustentabilidade e Paisagem


Coordenação: Bruno Leonardo Gonçalves e Castro e Jucelia Macedo Pacheco

Descrição: O Grupo Ambiente Sustentabilidade e Paisagem (GASP) têm atuado na direção do entendimento dos fenômenos que envolvem as relações do homem e a natureza, atualmente o foco das pesquisas estão nas diferentes paisagens do Estado da Bahia, com destaque para a Caatinga e o Cerrado, entre eles estão o estudos Geombientais do município de Tucano: identificação, caracterização e vulnerabilidade ambiental; Dinâmica territorial e desertificação no Semiárido Brasileiro: o caso do Território de Identidade do Sisal (Bahia); Análise da fragmentação do Cerrado e alterações de regime sedimentar hídrico das APAs do Oeste da Bahia e a Análise Geoambiental da Bacia hidrográfica do Rio Itapicuru – BA.

Linha de pesquisa:

  1. Conservação e monitoramento ambiental  
  2. Planejamento e Gestão Ambiental

Ano de início: 2020

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0009585555046815

LEPEGE – Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação 


Coordenação: Janeide Bispo dos Santos e Marize Damiana Moura Batista e Batista

Descrição: O grupo de pesquisa está vinculado ao programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES) tem como objetivo realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a área de Educação e das Ciências sociais, com maior aderência à ciência geográfica e às repercussões dos fenômenos estudados na interface natureza e sociedade. O trabalho do grupo está voltado para analisar a sociedade, o espaço geográfico, a Educação e os processos socioespaciais e educativos. Este grupo tem articulação ao grupo de pesquisa a Geografia dos Assentamentos na Área Rural (Geografar), ligado ao Programa de Pós Graduação em Geografia (POSGEO) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Linha de pesquisa:

  1. Estado, políticas públicas, formação de professores(as), trabalho educativo, pedagogia histórico-crítica
  2. Natureza e sociedade, Geografia, Trabalho, Movimentos sociais, Educação do Campo e diversidade

Ano de início: 2020

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0773998191621717

GEPEDRU – Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Urbano


Coordenação: Cleber de Souza Couto​

Descrição: O grupo de pesquisa está vinculado ao programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES) tem como objetivo realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a área de Educação e das Ciências sociais, com maior aderência à ciência geográfica e às repercussões dos fenômenos estudados na interface natureza e sociedade. O trabalho do grupo está voltado para analisar a sociedade, o espaço geográfico, a Educação e os processos socioespaciais e educativos. Este grupo tem articulação ao grupo de pesquisa a Geografia dos Assentamentos na Área Rural (Geografar), ligado ao Programa de Pós Graduação em Geografia (POSGEO) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Linha de pesquisa:

  1. Desenvolvimento Regional e Urbano

Ano de início: 2019

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8916313158852499

EPODS – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social 


Coordenação: Ivonete Barreto de Amorim e Selma Barros Daltro de Castro​

Descrição: O Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS) busca estudar os aspectos históricos antropológicos, sócio-filosóficos, epistemológicos e pedagógicos da educação, das políticas públicas e educacionais e sua repercussão no desenvolvimento social, além de compreender como a formação docente contribui nesse processo. Busca-se uma ampliação da compreensão da formação docente como pressuposto para as vertentes da política pública no desenvolvimento social e sustentável dos sujeitos em sua comunidade. Desenvolver pesquisas e ações que ampliem os conhecimentos sobre a relação educação, políticas públicas e desenvolvimento social, com vistas a desvelar a complexidade de saberes e práticas educativas concernentes, bem como as interfaces que tangenciam a formação docente. O grupo Epods no ano de 2021 organizou o livro intitulado “Parfor/Uneb 12 ANOS: registros de uma trajetória”, assim como publicou em dossiês nacionais(qualis A3 e B1) e internacionais (Cuba).

Linha de pesquisa:

  1. Educação e Desenvolvimento Social: as políticas públicas nos diversos contextos sociais     
  2. História da Educação, Currículo e formação    
  3. Instituições escolares, arranjos familiares e diversidade       
  4. Novas formas de subjetivação e organização comunitária   
  5. Novos contextos de aprendizagem        
  6. Políticas Públicas, Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais

Ano de início: 2014

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6266638152803437

GETEL – Grupo de Estudos em Tecnologias, Educação e Libras 


Coordenação: Jusceli Mari Oliveira de Carvalho Cardoso​ e Ana Cristina de Mendonça Santos 

Descrição: Os membros do Grupo têm como objetivo a apresentação das temáticas ora discutidas no cenário da educação, bem como a orientação de trabalhos de cunho científico, na Bahia e no Brasil, incluindo a construções de articos e publicações de caráter acadêmico. A missão do Grupo é promover um espaço/tempo singular, marcado pela polifonia de vozes dos seus atores e atrizes sociais que constituíram e continuam com a força dos seus trabalhos, os ideais de educação voltada para a consolidação da ideia do respeito a diversidade e a cultura surda, num mundo sustentável e ecologicamente cidadão onde as TIC mediam experiências de ensino aprendizagem. Além disso, somamos o trabalho com as seguintes propostas ou metodologias de ações, considerando também o foco tecnológico: a) Refletir sobre a importância de conhecimentos teóricos e práticos acerca das temáticas evidenciadas neste projeto; b) Discutir e vivenciar os diversos conceitos de ciência, tecnologia e culturas, sobretudo, a cultura surda.

Linha de pesquisa:

  1. Formação de profissionais para a Educação Inclusiva, AEE e Libras
  2. Formação Docente, EAD e Mediação Pedagógica          
  3. Tecnologias educacionais, Multiletramentos, alfabetização, inclusão social

Ano de início: 2013

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9552809134483946

GEO(BIO)GRAFAR – Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores 


Coordenação: Jussara Fraga Portugal ​e Simone Ribeiro Santos

Descrição:

Linha de pesquisa:

  1. Formação de professores de Geografia, Educação Geográfica, memória e narrativas (auto)biográficas
  2. Diversas linguagens, formação docente e práticas pedagógicas    
  3. Educação, histórias de vida, experiências e narrativas em múltiplos contextos

Ano de início: 2008

Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0637153167235315