Entre Elas – Educação e Culturas
Coordenação: Isabelle Sanches Pereira
Descrição: Desenvolvimento e difusão de pesquisas sobre Educação e Culturas, tendo em vista sensibilizar, influenciar institucionalmente revisões curriculares, criar novas políticas de citação voltadas para a diversidade de matrizes culturais existentes nas sociedades.
Linha de pesquisa:
- Autorias, Currículo, Identidades, Corporeidades:
- Currículo, Subjetividades e Territórios
- Mulheres, Movimentos populares e saberes no e do Campo
Ano de início: 2021
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6875600250713262
FORMACI – Formação, Currículo e Intersubjetividades
Coordenação: Rita de Cássia Santana de Oliveira e Elivânia Reis de Andrade Alves
Descrição: A pesquisa matricial intitulada Formação docente e práticas pedagógicas: ludicidade para quê? é resultante de subprojetos das pesquisadoras no âmbito de suas atuações profissionais na Educação Básica e no Ensino Superior, sob a coordenação de nove mulheres, nos municípios de Salvador e Serrinha, no estado da Bahia. Para realização dessas pesquisas, são estabelecidas parcerias externas à Universidade com outras insitituições de ensino superior, escolas municipais e com o Centro de Assistência a Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (CAPENE). Além disso, estabelece parcerias internas, a exemplo da parceria com o Grupo de Estudos em Tecnologias, Educação e Libras (GETEL) e congrega suas ações em torno dos estudos da Brinquedoteca Universitária Criação, vinculada ao Departamento de Educação/ Campus XI – Serrinha. Assim, espera-se que a presente pesquisa contribua para produção de um E-book e a realização de oficinas e intervenções de fomento à cultura lúdica
Linha de pesquisa:
- Formação e Ludicidade
- Intersubjetividades: políticas e narrativas
- Tecnologias Educacionais, Tecnologias Assistivas e Educação Especial/Inclusiva
Ano de início: 2020
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3920420081576731
NPEEJA – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos
Coordenação: Glauce Maciel Barbosa Pereira e Valdemiro Lopes Marinho
Descrição: A implantação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos (NPEEJA) no Campus XI, tem por finalidade coordenar, incentivar e contribuir para a realização de ações desenvolvidas pela UNEB, visando fazer parceria e assumir compromisso com a sociedade e os movimentos sociais locais através do ensino, pesquisa e extensão. Enfim, transcender aos muros do Campus XI e divulgar a importância da Universidade como parceira da Sociedade Civil.Esse grupo visa, ainda desenvolver ações de Ensino Pesquisa e Extensão que possibilitem no campo da educação de jovens e adultos uma formação integrada que atenda as demandas sociais, percebendo a relevância do processo da leitura e escrita na construção de sujeitos autônomos situados no seu tempo e espaço E ainda promover atividades sobre aspectos contemporâneos no âmbito da leitura, linguagem, formação do leitor no espaço escolar e formação do leitor na EJA.
Linha de pesquisa:
- A coordenação Pedagógica da Educação de Jovens, Adultos e Idosos
- Educação de Jovens e Adultos, processos e práticas psicoeducativas
- Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Contexto do Ensino Superior
- Educação e Meio Ambiente e Suas Nuances na Educação de Jovens e Adultos
- Formação de cidadania na EJA
- Formação docente voltada às práticas de ensino e aprendizagem na EJA
Ano de início: 2020
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6379933625084638
GASP – Grupo Ambiente, Sustentabilidade e Paisagem
Coordenação: Bruno Leonardo Gonçalves e Castro e Jucelia Macedo Pacheco
Descrição: O Grupo Ambiente Sustentabilidade e Paisagem (GASP) têm atuado na direção do entendimento dos fenômenos que envolvem as relações do homem e a natureza, atualmente o foco das pesquisas estão nas diferentes paisagens do Estado da Bahia, com destaque para a Caatinga e o Cerrado, entre eles estão o estudos Geombientais do município de Tucano: identificação, caracterização e vulnerabilidade ambiental; Dinâmica territorial e desertificação no Semiárido Brasileiro: o caso do Território de Identidade do Sisal (Bahia); Análise da fragmentação do Cerrado e alterações de regime sedimentar hídrico das APAs do Oeste da Bahia e a Análise Geoambiental da Bacia hidrográfica do Rio Itapicuru – BA.
Linha de pesquisa:
- Conservação e monitoramento ambiental
- Planejamento e Gestão Ambiental
Ano de início: 2020
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0009585555046815
LEPEGE – Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação
Coordenação: Janeide Bispo dos Santos e Marize Damiana Moura Batista e Batista
Descrição: O grupo de pesquisa está vinculado ao programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES) tem como objetivo realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a área de Educação e das Ciências sociais, com maior aderência à ciência geográfica e às repercussões dos fenômenos estudados na interface natureza e sociedade. O trabalho do grupo está voltado para analisar a sociedade, o espaço geográfico, a Educação e os processos socioespaciais e educativos. Este grupo tem articulação ao grupo de pesquisa a Geografia dos Assentamentos na Área Rural (Geografar), ligado ao Programa de Pós Graduação em Geografia (POSGEO) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Linha de pesquisa:
- Estado, políticas públicas, formação de professores(as), trabalho educativo, pedagogia histórico-crítica
- Natureza e sociedade, Geografia, Trabalho, Movimentos sociais, Educação do Campo e diversidade
Ano de início: 2020
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0773998191621717
GEPEDRU – Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Urbano
Coordenação: Cleber de Souza Couto
Descrição: O grupo de pesquisa está vinculado ao programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES) tem como objetivo realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a área de Educação e das Ciências sociais, com maior aderência à ciência geográfica e às repercussões dos fenômenos estudados na interface natureza e sociedade. O trabalho do grupo está voltado para analisar a sociedade, o espaço geográfico, a Educação e os processos socioespaciais e educativos. Este grupo tem articulação ao grupo de pesquisa a Geografia dos Assentamentos na Área Rural (Geografar), ligado ao Programa de Pós Graduação em Geografia (POSGEO) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Linha de pesquisa:
- Desenvolvimento Regional e Urbano
Ano de início: 2019
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8916313158852499
EPODS – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social
Coordenação: Ivonete Barreto de Amorim e Selma Barros Daltro de Castro
Descrição: O Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS) busca estudar os aspectos históricos antropológicos, sócio-filosóficos, epistemológicos e pedagógicos da educação, das políticas públicas e educacionais e sua repercussão no desenvolvimento social, além de compreender como a formação docente contribui nesse processo. Busca-se uma ampliação da compreensão da formação docente como pressuposto para as vertentes da política pública no desenvolvimento social e sustentável dos sujeitos em sua comunidade. Desenvolver pesquisas e ações que ampliem os conhecimentos sobre a relação educação, políticas públicas e desenvolvimento social, com vistas a desvelar a complexidade de saberes e práticas educativas concernentes, bem como as interfaces que tangenciam a formação docente. O grupo Epods no ano de 2021 organizou o livro intitulado “Parfor/Uneb 12 ANOS: registros de uma trajetória”, assim como publicou em dossiês nacionais(qualis A3 e B1) e internacionais (Cuba).
Linha de pesquisa:
- Educação e Desenvolvimento Social: as políticas públicas nos diversos contextos sociais
- História da Educação, Currículo e formação
- Instituições escolares, arranjos familiares e diversidade
- Novas formas de subjetivação e organização comunitária
- Novos contextos de aprendizagem
- Políticas Públicas, Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais
Ano de início: 2014
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6266638152803437
GETEL – Grupo de Estudos em Tecnologias, Educação e Libras
Coordenação: Jusceli Mari Oliveira de Carvalho Cardoso e Ana Cristina de Mendonça Santos
Descrição: Os membros do Grupo têm como objetivo a apresentação das temáticas ora discutidas no cenário da educação, bem como a orientação de trabalhos de cunho científico, na Bahia e no Brasil, incluindo a construções de articos e publicações de caráter acadêmico. A missão do Grupo é promover um espaço/tempo singular, marcado pela polifonia de vozes dos seus atores e atrizes sociais que constituíram e continuam com a força dos seus trabalhos, os ideais de educação voltada para a consolidação da ideia do respeito a diversidade e a cultura surda, num mundo sustentável e ecologicamente cidadão onde as TIC mediam experiências de ensino aprendizagem. Além disso, somamos o trabalho com as seguintes propostas ou metodologias de ações, considerando também o foco tecnológico: a) Refletir sobre a importância de conhecimentos teóricos e práticos acerca das temáticas evidenciadas neste projeto; b) Discutir e vivenciar os diversos conceitos de ciência, tecnologia e culturas, sobretudo, a cultura surda.
Linha de pesquisa:
- Formação de profissionais para a Educação Inclusiva, AEE e Libras
- Formação Docente, EAD e Mediação Pedagógica
- Tecnologias educacionais, Multiletramentos, alfabetização, inclusão social
Ano de início: 2013
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9552809134483946
GEO(BIO)GRAFAR – Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores
Coordenação: Jussara Fraga Portugal e Simone Ribeiro Santos
Descrição:
Linha de pesquisa:
- Formação de professores de Geografia, Educação Geográfica, memória e narrativas (auto)biográficas
- Diversas linguagens, formação docente e práticas pedagógicas
- Educação, histórias de vida, experiências e narrativas em múltiplos contextos
Ano de início: 2008
Mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0637153167235315